terça-feira, 17 de novembro de 2009

Charles Kao, o pai da comunicação por fibras ópticas

Por Francisco Brandão Ferreira, 12ºIB

Este ano vimos uma das mais inovadoras tecnologias do Séc XX ser reconhecida com o mais prestigiado premio científico da actualidade –Prémio Nobel.
 Ao contrário de anos anteriores onde o prémio foi atribuído por descobertas na área da física teoria e física de partículas (áreas que nos permitem discernir o que terá sucedido nos primórdios do universo e até o que originou o próprio universo), como por exemplo em 2008, quando o prémio foi atribuído a 3 japoneses pela descoberta da origem de partículas subatómicas ou quarks, o prémio deste ano visa uma descoberta não de carácter universal, mas de carácter tecnológico.
 No início dos anos 60, Kao começou a desenvolver o seu trabalho na tecnologia inovadora que eram as fibras ópticas.
 Este meio de comunicação de informação consiste numa estrutura contendo um núcleo onde a luz se propaga com uma velocidade menor do que aquela com que se propaga no vazio. Diz-se que este meio tem um elevado índice de refracção. Este núcleo é envolto num segundo material com um índice de refracção mais baixo. Esta estrutura permite então a propagação de luz (e consequente transmissão de informação) a longas distâncias.
    Kao destacou-se especialmente na descoberta de materiais que permitissem este fenómeno com a menor perda de intensidade ao longo do percurso da fibra, como por exemplo a fibra de vidro constituída por sílica, que ématerial com pouquíssimas impurezas. O trabalho de Kao nesta área permitiu uma maior disseminação da tecnologia da fibra óptica pois mostrou que o processo físico e óptico por detrás da tecnologia era correcto e que potenciais perdas de sinal se deveriam a matérias menos adequados usados na produção das fibras.
   
Actualmente esta fantástica tecnologia torna possível a transmissão de informação a alta velocidade e a grandes distâncias. Exemplos disso são por exemplo a Internet de banda larga e a transmissão de imagens de televisão em alta definição. Para termos uma ideia do “tamanho” desta tecnologia com 40 anos que é este ano laureada podíamos reunir num único fio toda a fibra óptica já instalada pelo mundo fora e constataríamos que o seu comprimento é superior a 1 bilião de Quilómetros, o que seria suficiente para dar 25 000 voltas ao planeta.
 Gostaria de deixar neste artigo o meu pensamento sobre o Premio Nobel da Física deste ano pois édescoberta sem o qual o mundo moderno, o mundo como o conhecemos não poderia existir e principalmente gostaria de reconhecer o mérito do Dr. Charles Kao e da sua descoberta que todos os alunos de Ciências e tecnologias têm o prazer de estudar no 11ºAno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário