terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nós

Por Inês Araújo, 12ºIV


Toda a gente pensa em mudar o mundo,
mas ninguém pensa em mudar-se a si próprio
Leon Tolstói

Queremos viver melhor, num planeta saudável, onde a igualdade, a fraternidade e a liberdade presidam. Mas, para que isso se concretize é necessário investir, trabalhar, modificar o que já existe. Ora, aí reside o grande problema. Tendo em conta que, actualmente, a generalidade das pessoas julga-se perfeita, “mudança” será uma palavra inaplicável à vivência do ser humano. A falta de respeito uns pelos outros, uma mesquinhez típica e um egoísmo atroz, torna impossível qualquer tipo de modificação. Por exemplo, é muito recorrente julgar e criticar alguém, excessivamente, alguém devido às suas características e personalidade (porque fala demasiado ou não fala com ninguém, porque é convencido ou é ingénuo, porque faz uso da retórica ou apresenta falhas no seu discurso).
Também é frequente a observação escrupulosa feita aos outros, com o objectivo desesperado de encontrar defeitos e fraquezas, para depois se ironizar. Tudo isto sob a capa da discrição, pois há que manter a imagem que damos aos outros… Lá está, é gente perfeita! São frustrações? Invejas? É a malícia? Contudo, a verdade é que ninguém é perfeito, pois todos erramos. E que aborrecimento traz esta revelação – somos todos iguais!
É, então, necessária uma forte alteração das mentalidades: uma tomada de consciência de quem somos, do que é o Mundo e do que existe de errado. Não se poderá viver num universo de ilusões, em que a materialização é rainha; valores como a igualdade, a fraternidade, a amizade, a solidariedade, o altruísmo têm de estar totalmente enraizados em cada um de nós. A indiferença e o cinismo permanentes devem ser repelidos; deve ser adoptada uma postura de vida filantrópica, prestando atenção ao que nos rodeia.
As pessoas fazem o Mundo e havendo uma transformação nelas, o mesmo acontecerá com o planeta. Um sorriso faz a diferença e, por vezes, melhora a vida de alguém. Assim, é preciso mostrar que ninguém está sozinho nesta caminhada que é a vida.
Deste modo, só depois de uma total mutação individual, a realidade que hoje nos é apresentada, será alterada. Estarão estes potenciais indivíduos de amanhã aptos, e com vontade, para uma tal metamorfose? Cabe a cada um meditar para depois decidir…

Nenhum comentário:

Postar um comentário